segunda-feira, 20 de julho de 2015

A DAMA OVAL - LEONORA CARRINGTON


Coleção Contos Surreais
Autor: Leonora Carrington
Tradução: Roberto Bessa
Brochura em papel
Formato: 21x14cm
80 pags
Tiragem: confeccionado conforme pedido.
R$ 20,00

Escritora, escultora e pintora inglesa, Leonora Carrington nasceu em 6 de abril de 1917 em Chorley, Lancashire, Inglaterra. Passou a infância em uma mansão vitoriana em estilo gótico, mas  logo rejeitou as restrições de uma vida governada por preceptores e babás. “Enfant rebelle,” a indisciplinada Carrington foi enviada a vários colégios religiosos ingleses, entretanto nunca permaneceu muito tempo em nenhum deles. Aos 15 anos, foi mandada a um internato em Florença; na cidade natal de Dante Alighieri; ao descobrir a arte renascentista, resolveu se dedicar à pintura.
Em 1937, conheceu aquele que a introduziu no movimento surrealista: o pintor alemão Max Ernst. Pode-se dizer que seu primeiro contato real com o movimento surrealista foi a contemplação da ilustração da capa do livro “Introdução ao Surrealismo”, de Herbert Head. Ela ficou deveras impressionada com a reprodução do quadro “Duas crianças ameaçadas por um rouxinol”, de Ernst. Mas Leonora só o conheceria pessoalmente durante um jantar oferecido por sua amiga Ursula Goldfinger.

         Durante sua estadia em Paris entra em contato com    o   movimento   surrealista   e  convive   com personagens notáveis como Joan Miró, Pablo Picasso, Salvador Dali, Marcel Duchamp e André Breton que se revelou grande admirador de suas pinturas e de seus escritos (o escritor, anos depois, consagrar-lhe-á um capitulo em sua "Antologia do humor negro" e incluirá nesse livro o conto "A debutante").
          (...)